Manual de sobrevivencia no e-Commerce

Manual de sobrevivencia no e-Commerce

Se você está começando no comércio virtual, provavelmente está perdido num mar de termos técnicos, que podem assustar num primeiro momento.

Tentamos colocar aqui o significado dos termos principais. Se estiver precisando de ajuda com algum outro termo, deixe um comentário!

 

  • Provedor é o fornecedor de acesso à internet. Em outras palavras, para colocar seu site, blog, loja virtual,  etc no ar, é necessário que seja contratado este serviço (o qual tem um custo mensal).
  • Domínio é o endereço único que permite localizar um serviço ou produto na internet. Tem sempre o formato nomedasuaempresa.tipodedominio.pais.  Por exemplo:

sualoja.com.br

onde:

sualoja: seu nome exclusivo

.com: tipo de domínio. Os mais usados são: .com, org, .net, .edu

.br: sufixo que indica que o domínio está registrado no Brasil. Cada país tem seu código, com exceção dos Estados Unidos, onde não existe o código do país.

A maioria dos endereços de internet começa com www, mas, em teoria, este prefixo não faz parte do domínio.

 

  • SEM ou Search Engine Marketing são técnicas de marketing e promoção de páginas na internet através de um buscador (google, Bing, yahoo, entre outros). Na prática deixa sua página mais próxima de potenciais consumidores. O SEM pode ser feito através de SEO ou Links Patrocinados.
  • SEO ou Search Engine Optimization (sem tradução para o português) são todos os serviços de associação de palavras chave a sua marca/produto/serviço disponibilizado na internet que permitem ao internauta, no momento de pesquisa em sites de busca, acessar de forma mais fácil, em seus resultados iniciais, uma página de internet, blog, hotsite, etc.
  • Links patrocinados são ferramentas de promoção usadas em sites de busca (google, Bing, yahoo, entre outros) associadas ao perfil e localização geográfica dos consumidores mediante pagamento. Isto pode ser feito no Google (google adwords, bing, yahoo, entre outros).
  • Redes Sociais são estruturas organizadas e conectadas por valores e conceitos semelhantes que partilham informações e interesses na internet. Exemplos: Facebook, instragram, Snapchat, twiteer, linkedin, entre outros.
  • Site responsivo é o site que além da configuração para computadores também permite o acesso por aparelhos móveis como tablets, celulares, relógios, netbooks,etc.
  • Landing Page é a página de entrada a seu site, ou seja, através de buscas e cliques, é por onde o público acessa a informação disponibilizada na internet. Numa loja virtual, é geralmente uma página de categoria de produtos.
  • Ticket médio é o valor médio das compras feitas na sua loja
  • Taxa de conversão é a porcentagem de visitas na sua loja que convertem em pedidos. Por exemplo, se a cada 1000 visitas no seu site são gerados 18 pedidos, sua taxa de conversão será de 1,8%. A média do e-commerce brasileiro é de 1,5%
  • Buscas orgânicas Quando fazemos uma pesquisa no Google, Yahoo, Bing, etc. são os resultados naturais da pesquisa feita.
  • Links patrocinados Além dos resultados orgânicos explicados acima, o Google (e os outros buscadores) mostram alguns anúncios relacionados à pesquisa feita.
  • CPC (custo por click) quando sua loja anuncia em links patrocinados, é o custo de cada click que o usuário dá nos buscadores para ser direcionado para sua loja
  • CTR (click-through rate) é a porcentagem de clicks no seu anúncio pelo número de exibições. Por exemplo, se seu anúncio é exibido 100 vezes nos resultados de busca, sendo que o mesmo é clicado 4 vezes, seu anúncio tem um CTR de 4%.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *